Até onde cresce a oliveira

A Europa nasceu no Mediterrâneo. A oliveira é a sua fronteira

Predrag Matvejevitch, Breviário Mediterrânico do (1987).

Depois de ter editado a revista Atlântica, o ICIA lançou em dezembro de 2021 uma nova revista, a “Meridional, Revista de Estudos do Mediterrâneo”. Entre a partida da Atlântica e a chegada da Meridional ao mesmo cais de Portimão distam onze anos, mas permanece a mesma resiliência e espírito empreendedor e inventivo do ICIA, que teve correspondência na presença dos muitos associados e amigos que encheram o auditório da Biblioteca Municipal de Portimão na sessão de lançamento.

A sessão abriu com a leitura por João Ventura dos poemas de Nuno Júdice, Pedro Teixeira Neves e Salvador Santos publicados na revista, versando todos eles sobre o tema da “partida”. Na intervenção inicial, a presidente do ICIA e diretora da revista, Maria da Graça M. Ventura, disse que “após a gratificante experiência de edição da Atlântica, entre 2001 e 2008, eis que, como Ulisses, regressamos ao ponto de partida, ao Mare Nostrum, com um novo projeto editorial.”

A apresentação da revista foi feita pelo jornalista Carlos Albino que considerou “comovente” a sua publicação no contexto cultural do Algarve, pela qualidade dos textos que este primeiro número oferece. Salvador Santos, da editora Sul, Sol e Sal, referiu as dificuldades por passa o setor no Algarve e o desafio irrecusável que representa a edição da revista. Dora Pereira, Diretora do Departamento de Ação Cultural, encerrou a sessão em representação da Srª Presidente da Câmara, expressando o seu regozijo por esta iniciativa que muito dignifica o setor cultural do Algarve.

O primeiro número da Meridional conta com a participação de Adriana Nogueira, Afonso Cruz, António Cabrita, António Jorge Afonso, Carlos Osório, Eduardo Lourenço (in memoriam), João J. B. Ventura, João Mariano, Lídia Jorge, Marco de Sousa Santos, Maria da Graça A. Mateus Ventura, Nuno Júdice, Paulo Girão, Pedro Teixeira Neves e Salvador Santos, cuja generosidade o ICIA agradece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.