Reunidos em Assembleia Geral em 21 de Fevereiro, os associados do ICIA aprovaram por unanimidade os Relatórios de Actividades e Contas de 2024 e o Plano de Actividades 2025.
A reunião realizou-se na modalidade mista, presencial e online, com a presença dos seguintes associados: Maria da Graça Alves M. Ventura (presidende da direcção), Frederico Mendes Paula (vice-presidente), Paulo Jorge Marques Girão (tesoureiro), João Pedro Marques Caetano (presidente da Mesa da AG), João J. Belchior Guerreiro Ventura (1º secretário), Carlos Alberto Osório (2º secretário), Custódio Milhano Coelho (presidente Conselho Fiscal), Filipe Marques Pimenta (2º secretário CF). Em modo online participaram os seguintes associados: Maria João Cantinho e Dora Gago.
Fizeram-se representar através de delegação de voto os seguintes associados: Lídia Jorge, Manuel Frias Martins, António Jorge Afonso, Daniel Henrique Alexandre Santana, João de Melo, João Abel da Fonseca, Caio César Boschi, Jorge Semedo de Matos, Abel Rocha Neves, Maria Manuel Torrão, Ana Isabel Soares, Maria Adelina Amorim, Hélder Correia, João Domingos Menau, que delegaram representação em Maria da Graça A. Mateus Ventura; Luís Filipe Castro Mendes, Luís Vicente, Joaquim Catarino, Carlos Alberto Carrelo da Conceição e António Cabrita, que delegaram representação em João J. Belchior G. Ventura; e Maria Gabriela Antunes que delegou representação em Carlos Alberto Osório.
Do Plano de Actividades 2025 aprovado por unanimidade constam os seguintes projectos:
I. Homenagem a Nuno Júdice, conforme foi proposto ao Município, designadamente com a atribuição do seu nome ao largo adjacente à entrada do Museu e ao seu Auditório ou em local da zona ribeirinha que ainda não conste da toponímia da cidade; colocação de placa toponímica Largo Nuno Júdice, com o seguinte texto: “Praça Nuno Júdice, poeta (1949-2024)”; Inscrição de uma estrofe do poema “Luz” (Breve Sentimento do Eterno, 2008) em lugar destacado desse espaço de modo a não conflituar com outras estruturas existentes; criação de um QRC com nota biográfica multilingue do poeta, de autoria de Lídia Jorge, em português, espanhol, inglês, francês e alemão.
II. Entremares – Festival Literário Internacional de Portimão, evento literário internacional com periodicidade anual, de prestígio e impacto mediático, cuja 1ª edição decorrerá entre 11 e 14 de Junho de 2025, acolhendo ficcionistas, poetas e ensaístas, metade portugueses e outra metade estrangeiros (membros do POP – Poets for the Planet), estendendo pontes entre culturas, poéticas e povos, através de uma pluralidade de leituras e de encontros em defesa do planeta, da paz, da liberdade e da justiça social, naquele que será o maior festival de literatura a sul do Tejo, colocando Portimão na rota dos grandes festivais literários. O programa literário intitulado A confluência das águas que se encontra em preparação, integrará um ciclo de mesas temáticas sobre a atualidade inspiradas em títulos de livros de Nuno Júdice: – Mesa 1: O movimento do mundo; Mesa 2: O mito da Europa. – Mesa 3: Geografia do caos. – Mesa 4: Meditação sobre ruínas. – Mesa 5: O coro da desordem. – Mesa 6: Um canto na espessura do tempo. – Mesa 7: Convergência dos ventos: João de Melo e Luís Filipe Sarmento: 50 anos de literatura. Estão também previstos passeios aos lugares de Manuel Teixeira Gomes descritos na sua obra “Regressos”; Visita guiada ao Museu Municipal de Portimão ; passeio por João d’ Arens e a Monchique, com leitura de poesia na Biblioteca Municipal. As noites serão preenchidas com recitais de poesia acompanhados pelo cantautor Makely Ka (BA – MG, Brasil) no Clube União Portimonense.
IV. Celebração dos 30 anos do ICIA, homenageando o seu fundador nº 1 e primeiro presidente – o Professor António Borges Coelho, através das seguintes actividades: reportagem em vídeo de 30’ dos 30 anos: fotografias, recortes de imprensa, testemunhos de associados; Exposição bibliográfica na Biblioteca Municipal de Portimão com as edições do ICIA e as obras do Professor António Borges Coelho; Evocação de António Borges Coelho: o homem, o professor, o historiador; Edição de um livro de homenagem: obra literária e historiográfica; testemunhos significativos
V. Edição do número 4 da Meridional, Revista de Estudos do Mediterrâneo e do nº 2 da Zeus, Revista de Cultura Viageira.