“A forma das ruínas”, do escritor colombiano Juan Gabriel Vasquez, editado em Portugal pela Alfaguara, é o livro que a Comunidade de Leitores do ICIA escolheu para o seu primeiro encontro de 2023. O romance conta a história de Carlos Carballo, detido por tentar roubar de um museu o traje de Jorge Eleiécer Gaitán, líder político assassinado em Bogotá, em 1948, em plena guerra do Estado colombiano com os narcotraficantes. Um homem atormentado, Carballo tenta encontrar os sinais “que lhe permitam destrinçar os mistérios de um passado pelo qual está obcecado”. Uma narrativa vibrante, em que se entrelaçam a investigação policial, o ensaio político, o romance-história e a autobiografia romanceada.
A apresentação do livro, assim como a moderação do debate, estará a cargo do nosso associado João Ventura que partilhará com os participantes a sua experiência de deambulação em Bogotá, onde seguiu os passos dos personagens do romance (na foto do cartaz, JV na carrera Septima, no local onde foi assassinado Jorge Eleiécer Gaitán).
Juan Gabriel Vásquez nasceu em 1973, na cidade de Bogotá, na Colômbia, e desde 1999 que vive em Barcelona. Autor da coleção de contos “Los Amantes de Todos los Santos”, da compilação de ensaios “El arte de la distorción” e dos romances “Los Informantes”, “Historia secreta de Costaguana”, “O barulho das coisas ao cair” e Voltar atrás”. Entre os vários galardões que recebeu, contam-se o Prémio Alfaguara, em 2011, o Prémio Impac Dublin, em 2014, e o Prémio da Real Academia Espanhola, também em 2014. Em 2016, foi distinguido com o Prémio Literário Casa América Latina.